domingo, 4 de agosto de 2013

AULA PRÁTICA

SEGUE ABAIXO 3 ROTEIROS DE ATIVIDADES PRÁTICAS PARA QUE FORMEM TRIO (3 PESSOAS) E REALIZEM A ATIVIDADE, REGISTREM(FILMEM) E ENVIAR PARA MEU E-MAIL. AGUARDO AS AULAS.

1 AULA PRÁTICA

Assunto: Reino Animal ( Morfologia dos Anelídeos)
Objetivo: Observação da anatomia interna e externa da minhoca.
Material: exemplares de minhoca (criados no minhocário), clorofórmio, lâmina de barbear,
alfinete, pedaços de isopor.
Procedimento:
1. Lavar a minhoca com água.
2. Colocá-la em um copo de Becker com um chumaço de algodão embebido no clorofórmio
3. Deixar a minhoca por aproximadamente 10 min no Becker.
4. Lavar a minhoca novamente com água.
5. Colocar a minhoca sobre o isopor e prender com um alfinete a boca e o ânus . Não esticar
demais pois poderá arrebentar o espécimen.
6. Com o estilete feito com a gilete, realizar um corte longitudinal no animal
7. Ir colocando alfinetes nas extremidades do corte.
8. Observar a anatomia interna da minhoca, examinando os órgãos internos
9. Com outro exemplar, analisar as partes externas do animal. Contar o número de anéis existente
na minhoca.
Atividades:
1. Desenhar a minhoca e indicar a boca, clitelo, anéis e ânus.
2. Desenhe a minhoca indicando os órgãos internos .
3. Pesquise sobre a importância dos anelídeos para o meio ambiente.
4. Pesquise sobre a reprodução das minhocas.

2 AULA PRÁTICA

Assunto: Reino Animal ( Morfologia dos insetos)
Objetivo: Observação da morfologia externa de um insetos.
Material: Gafanhotos, pinça, placa de Petri, câmara mortífera.
Procedimento:
1. Arranje um gafanhoto.
2. Observe as partes do seu corpo ( cabeça, tórax, abdome).
3. Localize a boca, olhos e antenas ( onde ficam os sentidos do tato e olfato).
4. Observe os três anéis do tórax, as seis pernas articuladas e os dois pares de asas.
5. Veja no abdome dez anéis sem apêndices.
Atividades:
1) Desenhe a morfologia do gafanhoto observado, nomeando suas partes.
2) Responda:
a) A que ordem de insetos pertence o gafanhoto?
b) Quantas pernas tem o gafanhoto em cada anel torácico?
c) Dentro da cadeia alimentar a que nível os insetos pertencem?
3. Complete:
a) A principal característica dos insetos é a presença de um par de antenas e __________ pares de
pernas.
b) Podem ter _____________ , que são projeções de epiderme e cutícula.
c) O sistema circulatório é __________________ ( fechado/aberto).
d) O sangue não tem função no transporte dos gases, pois a respiração é _____________ e a
excreção é feita por túbulos de __________.
e) O sistema _________ é constituído por uma cadeia ganglionar ventral.

3 AULA PRÁTICA

Assunto: Reino Animal ( Observação de um Molusco)
Objetivo: Observação da morfologia externa de um Molusco.
Material: Água morna, copo de Becker, caramujos de jardim, placa de Petri e pinça.
Procedimento:
1. Procure um caramujo vivo.
2. Faça-o sair da concha com água morna.
3. Observe as partes do seu corpo ( cabeça, massa viceral, pé).
4. Examine os componentes das partes principais ( olhos, boca e manto).
5. Observe o modo de locomoção.
Atividades:
1. Desenhe o exemplar em estudo e indique suas partes.
2. Pesquise:
a) Qual a classificação biológica do caramujo?
b) Onde se encontram os olhos do caramujo?
c) Explique o seu modo de locomoção.
d) Complete:
1. Os moluscos são animais _______________ ( vertebrados/invertebrados) , que possuem um
corpo ___________ (mole/duro), sem apêndices articulados e constituído pelas seguintes partes
_________________ , ___________________ e ____________________.
2. Em geral estão protegidos por uma ou duas ______________ segregadas pelo manto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário